שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

Parasha Ki Tetse - Devarim (21:10 à 25:19) Haftará: Yeshayahu 54:1-10

Parashat Ki Tetse - (Quando saires) Devarim (21:10 à 25:19)


21:10. Quando saíres à guerra contra os teus inimigos, e o Senhor teu D-us os entregar nas tuas mãos, e os levares cativos,

21:11. se vires entre os cativas uma mulher formosa à vista e, afeiçoando-te a ela, quiseres tomá-la por mulher,

21:12. então a trarás para a tua casa; e ela, tendo rapado a cabeça, cortado as unhas,

21:13. e despido as vestes do seu cativeiro, ficará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; depois disso estarás com ela, e serás seu marido e ela será tua mulher.

21:14. E, se te enfadares dela, deixá-la-ás ir à sua vontade; mas de modo nenhum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, porque a humilhaste.

21:15. Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e ambas lhe tiverem dado filhos, e o filho primogênito for da desprezada,

21:16. quando fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito;

21:17. mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver, porquanto ele é as primícias da sua força; o direito da primogenitura é dele.

21:18. Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedeça à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e que, embora o castiguem, não lhes dê ouvidos,

21:19. seu pai e sua mãe, pegando nele, o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;

21:20. e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é contumaz e rebelde; não dá ouvidos à nossa voz; é comilão e beberrão.

21:21. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim exterminarás o mal do meio de ti; e todo o Israel, ouvindo isso, temerá.

21:22. Se um homem tiver cometido um pecado digno de morte, e for morto, e o tiveres pendurado num madeiro,

21:23. o seu cadáver não permanecerá toda a noite no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto aquele que é pendurado é maldito de D-us. Assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu D-us te dá em herança.

22:1. Se vires extraviado o boi ou a ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; sem falta os reconduzirás a teu irmão.

22:2. E se teu irmão não estiver perto de ti ou não o conheceres, levá-los-ás para tua casa e ficarão contigo até que teu irmão os venha procurar; então lhes restituirás.

22:3. Assim farás também com o seu jumento, bem como com as suas vestes, e com toda coisa que teu irmão tiver perdido e tu achares; não te poderás desviar deles.

22:4. Se vires o jumento ou o boi de teu irmão caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.

22:5. Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu D-us.

22:6. Se encontrares pelo caminho, numa árvore ou no chão, um ninho de ave com passarinhos ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não temerás a mãe com os filhotes;

22:7. sem falta deixarás ir a mãe, porém os filhotes poderás tomar; para que te vá bem, e para que prolongues os teus dias.

22:8. Quando edificares uma casa nova, farás no terraço um parapeito, para que não tragas sangue sobre a tua casa, se alguém dali cair.

22:9. Não semearás a tua vinha de duas espécies de semente, para que não fique sagrado todo o produto, tanto da semente que semeares como do fruto da vinha.

22:10. Não lavrarás com boi e jumento juntamente.

22:11. Não te vestirás de estofo misturado, de lã e linho juntamente.

22:12. Porás franjas nos quatro cantos da tua manta, com que te cobrires.

22:13. Se um homem tomar uma mulher por esposa, e, tendo coabitado com ela, vier a desprezá-la,

22:14. e lhe atribuir coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher e, quando me cheguei a ela, não achei nela os sinais da virgindade;

22:15. então o pai e a mãe da moça tomarão os sinais da virgindade da moça, e os levarão aos anciãos da cidade, à porta;

22:16. e o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, e agora ele a despreza,

22:17. e eis que lhe atribuiu coisas escandalosas, dizendo: Não achei na tua filha os sinais da virgindade; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E eles estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade.

22:18. Então os anciãos daquela cidade, tomando o homem, o castigarão,

22:19. e, multando-o em cem siclos de prata, os darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele por todos os seus dias não poderá repudiá-la.

22:20. Se, porém, esta acusação for confirmada, não se achando na moça os sinais da virgindade,

22:21. levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão até que morra; porque fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai. Assim exterminarás o mal do meio de ti.

22:22. Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.

22:23. Se houver moça virgem desposada e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela,

22:24. trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis até que morram: a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo. Assim exterminarás o mal do meio de ti.

22:25. Mas se for no campo que o homem achar a moça que é desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, morrerá somente o homem que se deitou com ela;

22:26. porém, à moça não farás nada. Não há na moça pecado digno de morte; porque, como no caso de um homem que se levanta contra o seu próximo e lhe tira a vida, assim é este caso;

22:27. pois ele a achou no campo; a moça desposada gritou, mas não houve quem a livrasse. em juízo, entre sangue

22:28. Se um homem achar uma moça virgem não desposada e, pegando nela, deitar-se com ela, e forem apanhados,

22:29. o homem que se deitou com a moça dará ao pai dela cinqüenta siclos de prata, e porquanto a humilhou, ela ficará sendo sua mulher; não a poderá repudiar por todos os seus dias.

22:30. Nenhum homem tomará a mulher de seu pai, e não levantará a cobertura de seu pai.

23:1. Aquele a quem forem castrado os testículos, ou for cortado o membro viril, não entrará na assembléia do Senhor.

23:2. Nenhum bastardo entrará na assembléia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembléia do Senhor.

23:3. Nenhum amonita nem moabita entrará na assembléia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará jamais na assembléia do Senhor;

23:4. porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e, porquanto alugaram contra ti a Bilam, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar.

23:5. Contudo o Senhor teu D-us não quis ouvir a Bilam, antes trocou-te a maldição em bênção; porquanto o Senhor teu D-us te amava.

23:6. Não lhes procurarás nem paz nem prosperidade por todos os teus dias para sempre.

23:7. Não abominarás o edomeu, pois é teu irmão; nem abominarás o egípcio, pois peregrino foste na sua terra.

23:8. Os filhos que lhes nascerem na terceira geração entrarão na assembléia do Senhor.

23:9. Quando te acampares contra os teus inimigos, então te guardarás de toda coisa má.

23:10. Se houver no meio de ti alguém que por algum acidente noturno não estiver limpo, sairá fora do arraial; não entrará no meio dele.

23:11. Porém, ao cair da tarde, ele se lavará em água; e depois do sol posto, entrará no meio do arraial.

23:12. Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás.

23:13. Entre os teus utensílios terás uma pá; e quando te assentares lá fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o teu excremento;

23:14. porquanto o Senhor teu D-us anda no meio do teu arraial, para te livrar, e para te entregar a ti os teus inimigos; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa impura em ti, e de ti se aparte.

23:15. Não entregarás a seu senhor o servo que, fugindo dele, se tiver acolhido a ti;

23:16. contigo ficará, no meio de ti, no lugar que escolher em alguma das tuas cidades, onde lhe agradar; não o oprimirás.

23:17. Não haverá dentre as filhas de Israel quem se prostitua no serviço do templo, nem dentre os filhos de Israel haverá quem o faça;

23:18. não trarás o salário da prostituta nem o aluguel do cão para a casa do Senhor teu D-us por qualquer voto, porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor teu D-us.

23:19. Do teu irmão não exigirás juros; nem de dinheiro, nem de comida, nem de qualquer outra coisa que se empresta a juros.

23:20. Do estrangeiro poderás exigir juros; porém do teu irmão não os exigirás, para que o Senhor teu D-us te abençoe em tudo a que puseres a mão, na terra à qual vais para a possuíres.

23:21. Quando fizeres algum voto ao Senhor teu D-us, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu D-us certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.

23:22. Se, porém, te abstiveres de fazer voto, não haverá pecado em ti.

23:23. O que tiver saído dos teus lábios guardarás e cumprirás, tal como voluntariamente o votaste ao Senhor teu D-us, prometendo-o pela tua boca.

23:24. Quando entrares na vinha do teu próximo, poderás comer uvas conforme o teu desejo, até te fartares, porém não as porás no teu alforje.

23:25. Quando entrares na seara do teu próximo, poderás colher espigas com a mão, porém não meterás a foice na seara do teu próximo.

24:1. Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa.

24:2. Se ela, pois, saindo da casa dele, for e se casar com outro homem,

24:3. e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer;

24:4. então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu D-us te dá por herança.

24:5. Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá cargo público; por um ano inteiro ficará livre na sua casa, para se regozijar com a sua mulher, que tomou.

24:6. Ninguém tomará em penhor as duas mós, nem mesmo a mó de cima, pois se penhoraria assim a vida.

24:7. Se for descoberto alguém que, havendo furtado um dentre os seus irmãos, dos filhos de Israel, e tenha escravizado, ou vendido, esse ladrão morrerá. Assim exterminarás o mal do meio de ti.

24:8. No tocante à praga da lepra, toma cuidado de observar diligentemente tudo o que te ensinarem os levitas sacerdotes; segundo lhes tenho ordenado, assim cuidarás de fazer.

24:9. Lembra-te do que o Senhor teu D-us fez a Miriã no caminho, quando saíste do Egito.

24:10. Quando emprestares alguma coisa ao teu próximo, não entrarás em sua casa para lhe tirar o penhor;

24:11. ficarás do lado de fora, e o homem, a quem fizeste o empréstimo, te trará para fora o penhor.

24:12. E se ele for pobre, não te deitarás com o seu penhor;

24:13. ao pôr do sol, sem falta lhe restituirás o penhor, para que durma na sua roupa, e te abençoe; e isso te será justiça diante do Senhor teu D-us.

24:14. Não oprimirás o trabalhador pobre e necessitado, seja ele de teus irmãos, ou seja dos estrangeiros que estão na tua terra e dentro das tuas portas.

24:15. No mesmo dia lhe pagarás o seu salário, e isso antes que o sol se ponha; porquanto é pobre e está contando com isso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.

24:16. Não se farão morrer os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada qual morrerá pelo seu próprio pecado.

24:17. Não perverterás o direito do estrangeiro nem do órfão; nem tomarás em penhor o vestido da viúva.

24:18. Lembrar-te-ás de que foste escravo no Egito, e de que o Senhor teu D-us te resgatou dali; por isso eu te dou este mandamento para o cumprires.

24:19. Quando no teu campo fizeres a tua sega e esqueceres um molho no campo, não voltarás para tomá-lo; para o estrangeiro para o órfão, e para a viúva será, para que o Senhor teu D-us te abençoe em todas as obras das tuas mãos.

24:20. Quando bateres a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será.

24:21. Quando vindimares a tua vinha, não voltarás para rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será.

24:22. E lembrar-te-ás de que foste escravo na terra do Egito; por isso eu te dou este mandamento para o cumprires.

25:1. Se houver contenda entre alguns, e vierem a juízo para serem julgados, justificar-se-á ao inocente, e ao culpado condenarse-á.

25:2. E se o culpado merecer açoites, o juiz fará que ele se deite e seja açoitado na sua presença, de acordo com a gravidade da sua culpa.

25:3. Até quarenta açoites lhe poderá dar, não mais; para que, porventura, se lhe der mais açoites do que estes, teu irmão não fique degradado aos teus olhos.

25:4. Não atarás a boca ao boi quando estiver debulhando.

25:5. Se irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem deixar filho, a mulher do falecido não se casará com homem estranho, de fora; seu cunhado estará com ela, e a tomará por mulher, fazendo a obrigação de cunhado para com ela.

25:6. E o primogênito que ela lhe der sucederá ao nome do irmão falecido, para que o nome deste não se apague de Israel.

25:7. Mas, se o homem não quiser tomar sua cunhada, esta subirá à porta, aos anciãos, e dirá: Meu cunhado recusa suscitar a seu irmão nome em Israel; não quer cumprir para comigo o dever de cunhado.

25:8. Então os anciãos da sua cidade o chamarão, e falarão com ele. Se ele persistir, e disser: Não quero tomá-la;

25:9. sua cunhada se chegará a ele, na presença dos anciãos, e lhe descalçará o sapato do pé, e lhe cuspirá ao rosto, e dirá: Assim se fará ao homem que não edificar a casa de seu irmão.

25:10. E sua casa será chamada em Israel a casa do descalçado.

25:11. Quando pelejarem dois homens, um contra o outro, e a mulher de um chegar para livrar a seu marido da mão daquele que o fere, e ela, estendendo a mão, lhe pegar pelos órgãos genitais,

25:12. decepar-lhe-á a mão; o teu olho não terá piedade dela.

25:13. Não terás na tua bolsa pesos diferentes, um grande e um pequeno.

25:14. Não terás na tua casa duas efas, uma grande e uma pequena.

25:15. Terás peso inteiro e justo; terás efa inteira e justa; para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu D-us te dá.

25:16. Porque é abominável ao Senhor teu D-us todo aquele que faz tais coisas, todo aquele que pratica a injustiça.

25:17. Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito;

25:18. como te saiu ao encontro no caminho e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a D-us.

25:19. Quando, pois, o Senhor teu D-us te houver dado repouso de todos os teus inimigos em redor, na terra que o Senhor teu D-us te dá por herança para a possuíres, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esquecerás.

Haftará Yeshayahu 54:1-10

54:1. Canta, alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta de prazer com alegre canto, e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da desolada, do que os filhos da casada, diz o Senhor.

2. Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas.

3. Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.

4. Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não sofrerás afrontas; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.

5. Pois o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor, que é chamado o D-us de toda a terra.

6. Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu D-us:

7. Por um breve momento te deixei, mas com grande compaixão te recolherei;

8. num ímpeto de indignação escondi de ti por um momento o meu rosto; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.

9. Porque isso será para mim como as águas de Noach; como jurei que as águas de Noach não inundariam mais a terra, assim também jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei.

10. Pois as montanhas se retirarão, e os outeiros serão removidos; porém a minha benignidade não se apartará de ti, nem será removido ao pacto da minha paz, diz o Senhor, que se compadece de ti.
Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor