שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

Parasha Shoftim: Devarim 16:18 - 21:9 Haftará: Yeshayahu 51:12 á 52:12

Parashat Shoftim - Devarim (16:18-21:9)

16:18. Juízes e oficiais (com poder policial) designarás em todos os teus portões (limites das cidades) que o Senhor teu D-us te dá, segundo as tuas tribos, para que julguem o povo com sentença justa.

16:19. Não torcerás o juízo; não farás acepção de pessoas, nem receberás suborno; porque o suborno cega os olhos dos sábios, e perverte a causa dos justos.

16:20. A justiça, somente a justiça seguirás, para que vivas, e possuas em herança a terra que o Senhor teu D-us te dá.

16:21. Não plantarás nenhuma árvore como as de Asherá (Bosques em homenagem a deusa fenícia Asherah), ao pé do altar do Senhor teu D-us, que fizeres,

16:22. nem levantarás para ti obeliscos monolíticos cerimoniais, coisas que o Senhor teu D-us detesta.

17:1. Ao Senhor teu D-us não sacrificarás boi ou ovelha em que haja defeito ou qualquer deformidade; pois isso é abominação ao Senhor teu D-us.

17:2. Se no meio de ti, em algum dos teus portões (limites das cidades) que te dá o Senhor teu D-us, for encontrado algum homem ou mulher que tenha feito o que é mau aos olhos do Senhor teu D-us, transgredindo o seu pacto,

17:3. que tenha ido e servido a outros deuses, adorando-os, a eles, ou ao sol, ou à lua, ou a qualquer astro do exército do céu que não ordenei,

17:4. e isso te for denunciado, e o ouvires, então o inquirirás bem; e eis que, sendo realmente verdade que se fez tal abominação em Israel,

17:5. então levarás às tuas portas o homem, ou a mulher, que tiver cometido esta maldade, e apedrejarás o tal homem, ou mulher, até que morra.

17:6. Pela boca de duas ou de três testemunhas, será morto o que houver de morrer; pela boca duma só testemunha não morrerá.

17:7. A mão das testemunhas será a primeira contra ele, para matá-lo, e depois a mão de todo o povo; assim exterminarás o mal do meio de ti.

17:8. Se alguma causa te for difícil demais em juízo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida, tornando-se motivo de controvérsia nas tuas portas, então te levantarás e subirás ao lugar que o Senhor teu D-us escolher;

17:9. virás aos levitas sacerdotes, e ao juiz que houver nesses dias, e inquirirás; e eles te anunciarão a sentença da juízo.

17:10. Depois cumprirás fielmente a sentença que te anunciarem no lugar que o Senhor escolher; e terás cuidado de fazer conforme tudo o que te ensinarem.

17:11. Conforme o teor da lei que te ensinarem, e conforme o juízo que pronunciarem, farás da palavra que te disserem não te desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.

17:12. O homem que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao Senhor teu D-us, nem ao juiz, esse homem morrerá; e será tirado o mal de Israel.

17:13. E todo o povo, ouvindo isso, temerá e nunca mais se ensoberbecerá.

17:14. Quando entrares na terra que o Senhor teu D-us te dá, e a possuíres e, nela habitando, disseres: Porei sobre mim um rei, como o fazem todas as nações que estão em redor de mim;

17:15. porás certamente sobre ti como rei aquele que o Senhor teu D-us escolher. Porás um dentre teus irmãos como rei sobre ti; não poderás pôr sobre ti um estrangeiro, homem que não seja de teus irmãos.

17:16. Ele, porém, não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho.

17:17. Tampouco multiplicará para si mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem multiplicará muito para si a prata e o ouro.

17:18. Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, escreverá para si, num livro, uma cópia da Torah, a partir do Sêfer Torah que está diante dos levitas sacerdotes.

17:19. E a terá consigo, e nela lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu D-us, e a guardar todas as palavras da Torah, e estes estatutos, a fim de os cumprir;

17:20. para que seu coração não se exalte sobre seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; a fim de que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos, no meio de Israel.

18:1. Os levitas sacerdotes, e toda a tribo de Levi, não terão porção nem herança com Israel. Comerão das ofertas queimadas do Senhor e da herança dele.

18:2. Não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito.

18:3. Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifícios de boi ou de ovelha: o ofertante dará ao sacerdote a espádua, as queixadas e o bucho.

18:4. Ao sacerdote darás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas.

18:5. Porque o Senhor teu D-us o escolheu dentre todas as tribos, para assistir e ministrar em nome do Senhor, ele e seus filhos, para sempre.

18:6. Se um levita, saindo de alguma das tuas cidades de todo o Israel em que ele estiver habitando, vier com todo o desejo da sua alma ao lugar que o Senhor escolher,

18:7. e ministrar em nome do Senhor seu D-us, como o fazem todos os seus irmãos, os levitas, que assistem ali perante o Senhor,

18:8. comerá porção igual à deles, fora a das vendas do seu patrimônio.

18:9. Quando entrares na terra que o Senhor teu D-us te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.

18:10. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,

18:11. nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem Yideoni (feiticeiro que se utilizava de um osso de Yaduá para adivinhar), nem quem consulte os mortos;

18:12. pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu D-us os lança fora de diante de ti.

18:13. Perfeito serás para com o Senhor teu D-us.

18:14. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu D-us não te permitiu tal coisa.

18:15. O Senhor teu D-us te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás;

18:16. conforme tudo o que pediste ao Senhor teu D-us em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor meu D-us, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.

18:17. Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram.

18:18. Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

18:19. E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas.

18:20. Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.

18:21. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou?

18:22. Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás.

19:1. Quando o Senhor teu D-us desarraigar as nações cuja terra ele te dá, e tu as desapossares, e morares nas suas cidades e nas suas casas,

19:2. designarás para ti no meio da terra que o Senhor teu D-us te dá para a possuíres, três cidades;

19:3. preparar-lhe-ás caminhos, e partirás em três os termos da tua terra, que o Senhor teu D-us te dará em herança; isto será para que todo homicida se acolha nessas cidades.

19:4. Este, pois é o caso no tocante ao homicida que se acolher ali para que viva: aquele que involuntariamente matar o seu próximo, a quem dantes não odiava;

19:5. como, por exemplo, aquele que entrar com o seu próximo no bosque para cortar lenha e, pondo força na sua mão com o machado para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o seu próximo de sorte que venha a morrer; o tal se acolherá a uma dessas cidades, e viverá;

19:6. para que o vingador do sangue não persiga o homicida, enquanto estiver abrasado o seu coração, e o alcance, por ser comprido o caminho, e lhe tire a vida, não havendo nele culpa de morte, pois que dantes não odiava o seu próximo.

19:7. Pelo que eu te deu esta ordem: Três cidades designarás para ti.

19:8. E, se o Senhor teu D-us dilatar os teus termos, como jurou a teus pais, e te der toda a terra que prometeu dar a teus pais

19:9. quando guardares, para o cumprires, todo este mandamento que eu hoje te ordeno, de amar o Senhor teu D-us e de andar sempre nos seus caminhos, então acrescentarás a estas três, mais três cidades;

19:10. para que não se derrame sangue inocente no meio da tua terra, que o Senhor teu D-us te dá por herança, e não haja sangue sobre ti.

19:11. Mas se alguém, odiando a seu próximo e lhe armando ciladas, se levantar contra ele e o ferir de modo que venha a morrer, e se acolher a alguma destas cidades,

19:12. então os anciãos da sua cidade, mandando tirá-lo dali, o entregarão nas mãos do vingador do sangue, para que morra.

19:13. O teu olho não terá piedade dele; antes tirarás de Israel o sangue inocente, para que te vá bem.

19:14. Não removerás os marcos do teu próximo, colocados pelos teus antecessores na tua herança que receberás, na terra que o Senhor teu D-us te dá para a possuíres.

19:15. uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado cometido; pela boca de duas ou de três testemunhas se estabelecerá o fato.

19:16. Se uma testemunha iníqua se levantar contra alguém, para o acusar de transgressão,

19:17. então aqueles dois homens que tiverem a demanda se apresentarão perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver nesses dias.

19:18. E os juízes inquirirão cuidadosamente; e eis que, sendo a testemunha falsa, e falso o testemunho que deu contra seu irmão,

19:19. far-lhe-ás como ele cuidava fazer a seu irmão; e assim exterminarás o mal do meio de ti.

19:20. Os restantes, ouvindo isso, temerão e nunca mais cometerão semelhante mal no meio de ti.

19:21. O teu olho não terá piedade dele; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.

20:1. Quando saíres à peleja, contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo mais numeroso do que tu, deles não terás temor, pois contigo está o Senhor teu D-us que te fez subir da terra do Egito.

20:2. Quando estiveres para entrar na peleja, o sacerdote se chegará e falará ao povo,

20:3. e lhe dirá: Ouvi, ó Israel; vós estais hoje para entrar na peleja contra os vossos inimigos; não se desfaleça o vosso coração; não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles;

20:4. pois e Senhor vosso D-us é o que vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar.

20:5. Então os oficiais (com poder policial) falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a dedicou? vá, e torne para casa; não suceda que morra na peleja e outro a dedique.

20:6. E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou, vá, e torne para casa; não suceda que morra na peleja e outro a desfrute.

20:7. Também qual é e homem que está desposado com uma mulher e ainda não a recebeu? vá, e torne para casa; não suceda que morra na peleja e outro a receba.

20:8. Assim continuarão os oficiais (com poder policial) a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? vá, e torne para casa, a fim de que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração.

20:9. Então, tendo os oficiais (com poder policial), acabado de falar ao povo, designarão chefes das tropas para estarem à frente do povo.

20:10. Quando te aproximares duma cidade para combatê-la, apregoar-lhe-ás paz.

20:11. Se ela te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela será sujeito a trabalhos forçados e te servirá.

20:12. Se ela, pelo contrário, não fizer paz contigo, mas guerra, então a sitiarás,

20:13. e logo que o Senhor teu D-us a entregar nas tuas mãos, passarás ao fio da espada todos os homens que nela houver;

20:14. porém as mulheres, os pequeninos, os animais e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás por presa; e comerás o despojo dos teus inimigos, que o Senhor teu D-us te deu.

20:15. Assim farás a todas as cidades que estiverem mais longe de ti, que não são das cidades destas nações.

20:16. Mas, das cidades destes povos, que o Senhor teu D-us te dá em herança, nada que tem fôlego deixarás com vida;

20:17. antes destruí-los-ás totalmente: aos Chiti (Hiteus), aos Amori (Amorreus), aos Kenaani (Cananeus), aos Perizi (Feriseus), aos Chivi (Heveus), e aos Yebusi (Jebuseus); como Senhor teu D-us te ordenou;

20:18. para que não vos ensinem a fazer conforme todas as abominações que eles fazem a seus deuses, e assim pequeis contra o Senhor vosso D-us.

20:19. Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás as suas árvores, metendo nelas o machado, porque dela poderás comer; pelo que não a cortarás; porventura a árvore do campo é homem, para que seja sitiada por ti?

20:20. Somente as árvores que souberes não serem árvores cujo fruto se pode comer, é que destruirás e cortarás, e contra a cidade que guerrear contra ti edificarás fortificações, até que seja vencida.

21:1. Se na terra que o Senhor teu D-us te dá para a possuíres, for encontrado algum morto caído no campo, sem que se saiba quem o matou,

21:2. sairão os teus anciãos e os teus juízes, e medirão as distâncias dali até as cidades que estiverem em redor do morto;

21:3. e será que, na cidade mais próxima do morto, os anciãos da mesma tomarão uma novilha da manada, que ainda não tenha trabalhado nem tenha puxado na canga,

21:4. trarão a novilha a um vale de águas correntes, que nunca tenha sido lavrado nem semeado, e ali, naquele vale, quebrarão o pescoço à novilha.

21:5. Então se achegarão os sacerdotes, filhos de Levi; pois o Senhor teu D-us os escolheu para o servirem, e para abençoarem em nome do Senhor; e segundo a sua sentença se determinará toda demanda e todo ferimento;

21:6. e todos os anciãos da mesma cidade, a mais próxima do morto, lavarão as mãos sobre a novilha cujo pescoço foi quebrado no vale,

21:7. e, protestando, dirão: As nossas mãos não derramaram este sangue, nem os nossos olhos o viram.

21:8. Perdoa, ó Senhor, ao teu povo Israel, que tu resgataste, e não ponhas o sangue inocente no meio de teu povo Israel. E aquele sangue lhe será perdoado.

21:9. Assim tirarás do meio de ti o sangue inocente, quando fizeres o que é reto aos olhos do Senhor

 

Haftará: Yeshayahu 51:12 á 52:12

51:12. Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para teres medo dum homem, que é mortal, ou do filho do homem que se tornará como feno;

13. e te esqueces do Senhor, o teu Criador, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente o dia todo por causa do furor do opressor, quando se prepara para destruir? Onde está o furor do opressor?

14. O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá para ir à sepultura, nem lhe faltará o pão.

15. Pois eu sou o Senhor teu D-us, que agita o mar, de modo que bramem as suas ondas. O Senhor dos exércitos é o seu nome.

16. E pus as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo.

17. Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalém, que bebeste da mão do Senhor o cálice do seu furor; que bebeste da taça do atordoamento, e a esgotaste.

18. De todos os filhos que ela teve, nenhum há que a guie; e de todos os filhos que criou, nenhum há que a tome pela mão.

19. Estas duas coisas te aconteceram; quem terá compaixão de ti? a assolação e a ruína, a fome e a espada; quem te consolará?

20. Os teus filhos já desmaiaram, jazem nas esquinas de todas as ruas, como o antílope tomado na rede; cheios estão do furor do Senhor, e da repreensão do teu Deus.

21. Pelo que agora ouve isto, ó aflita, e embriagada, mas não de vinho.

22. Assim diz o Senhor D-us e o teu D-us, que pleiteia a causa do seu povo: Eis que eu tiro da tua mão a taça de atordoamento e o cálice do meu furor; nunca mais dele beberás;

23. mas pô-lo-ei nas mãos dos que te afligem, os quais te diziam: Abaixa-te, para que passemos sobre ti; e tu puseste as tuas costas como o chão, e como a rua para os que passavam.

52:1. Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, Sião; veste-te dos teus vestidos formosos, ó Jerusalém, cidade santa; porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.

2. Sacode-te do pó; levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalém; solta-te das ataduras de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.

3. Porque assim diz o Senhor: Por nada fostes vendidos; e sem dinheiro sereis resgatados.

4. Pois assim diz o Senhor D-us: O meu povo desceu no princípio ao Egito, para peregrinar lá, e a Assíria sem razão o oprimiu.

5. E agora, que acho eu aqui? diz o Senhor, pois que o meu povo foi tomado sem nenhuma razão, os seus dominadores dão uivos sobre ele, diz o Senhor; e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo!

6. Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui.

7. Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu D-us reina!

8. Eis a voz dos teus atalaias! eles levantam a voz, juntamente exultam; porque de perto contemplam a volta do Senhor a Sião.

9. Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.

10. O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso D-us.

11. Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor.

12. Pois não saireis apressadamente, nem ireis em fuga; porque o Senhor irá diante de vós, e o D-us de Israel será a vossa retaguarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor